A Foniatria é área de atuação da otorrinolaringologia que se dedica ao estudo da
comunicação humana e seus distúrbios, como por exemplo os distúrbios da audição,
voz, fala, linguagem e aprendizagem.
Essa especialidade mantém relação com diversas áreas médicas, como Neurologia,
Pediatria, Psiquiatria e Genética.
Também atua em conjunto com outras áreas de saúde que lidam com esses distúrbios,
como a Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia ocupacional, dentre outras.
Tem como objetivo realizar diagnósticos diferenciais em várias situações que ocorram
problemas na linguagem, sendo eles nas crianças, adultos ou idosos
A Otorrinopediatria é um segmento da Otorrinolaringologia responsável pelo diagnóstico e
tratamento das afeções do ouvido, nariz e garganta desde o nascimento até a adolescência.
Todas etapas do desenvolvimento da criança merecem atenção, pois cada uma delas tem suas
patologias peculiares e devem ser tratadas adequadamente, para que essas crianças não
venham sofrer atraso em seu desenvolvimento.
A Otorrinolaringologia Pediátrica tem especial atenção a crianças com más-formações,
síndromes e distúrbios neurológicos, pois essas crianças tem maior prevalência de doenças do
ouvido, nariz e garganta.
Além disso, as alterações do desenvolvimento da fala, distúrbios do sono, doenças auditivas,
doenças respiratórias e alérgicas que acometem essa faixa etária, serão tratadas por esses
especialistas.
A Otologia é uma área de atuação dentro da especialidade de Otorrinolaringologia que trata clínica e cirurgicamente os problemas relacionados ao aparelho auditivo e sistema do equilíbrio. As principais patologias que acometem o ouvido são as infecções (otites), as perdas auditivas, labirintopatias, paralisias faciais e tumores.
Atualmente dispomos de uma série de exames para o diagnóstico das perdas auditivas e labirintites, como a Audiometria, o BERA, o Teste da Orelhinha e a Vectoeletronistagmografia Computadorizada.
A Otologia é uma supraespecialidade que está cada vez mais em evidência, principalmente devido aos grandes avanços no tratamento da surdez. Além dos aparelhos auditivos, que dispõem de avançada tecnologia, a cirurgia do implante coclear vem possibilitando a reabilitação de pacientes surdos, que, até então, não possuíam outras opções de tratamento.
Vale lembrar que o diagnóstico precoce das perdas auditivas é fundamental para uma adequada reabilitação.
Os otologistas atuam também em conjunto com outras especialidades, como a Neurocirurgia, na abordagem de tumores da base lateral do crânio.
A Rinologia é o segmento da Otorrinolaringologia que tem como objetivo o estudo e a manutenção do bom funcionamento do órgão nasal. O nariz desempenha papel primordial na respiração, por realizar a filtração, umidificação e aquecimento do ar que segue para os pulmões, além de ser responsável pela importante função do olfato. As patologias que acometem o nariz e os seios paranasais podem ter origem inflamatória, infecciosa ou neoplásica e geram sintomas que podem prejudicar atividades cotidianas como o exercício e o sono, além de causar grande desconforto, com interferência na qualidade de vida do paciente. O médico otorrinolaringologista é o profissional capacitado a fazer o diagnóstico e o tratamento clínico ou cirúrgico dessas patologias, contando com crescentes avanços tecnológicos na indústria farmacêutica e, principalmente, no desenvolvimento de fibras ópticas e instrumentos que permitem avaliar a cavidade nasal e auxiliar na correção de defeitos anatômicos ou de outra natureza, melhorando a capacidade respiratória e olfativa dos indivíduos.
A Laringologia é a ciência que estuda a laringe e suas diversas funções. É uma das supraespecialidades da Otorrinolaringologia que vêm ganhando maior destaque em decorrência da abrangência de sua área de atuação, já que compartilha interesses com a Gastroenterologia, Neurologia, Radiologia, Pneumologia, Fonoaudiologia, entre outras especialidades.
Além de cuidar da saúde vocal, garantindo que músicos e artistas desempenhem suas atividades em alto nível, o laringologista tem se dedicado com afinco no estudo da disfagia, sendo, atualmente, profissional da linha de frente no diagnóstico e tratamento dos pacientes com distúrbios de deglutição.
Sua atuação também é crucial nas urgências e emergências otorrinolaringológicas, por conta das patologias glóticas, que podem levar a obstrução respiratória alta e conseqüente óbito.
Na avaliação da estética facial, buscamos algo além do tratamento de doenças. Através das diversas técnicas de estética facial oferecemos aos nossos pacientes contornos de beleza e juventude.
Novas medicações têm conseguido resultados fantásticos, aliadas ao uso do Laser, Toxina Botulínica e preenchimentos.
A Otorrinolaringologia é tida como uma especialidade de grande abrangência, com características clínicas e cirúrgicas. Dentre as possibilidades de atuação do otorrinolaringologista, está a Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.
A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é uma área de atuação médica, pertencente às especialidades de Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Possui cinco segmentos principais: anomalias congênitas, trauma craniofacial, cirurgia de base de crânio (acesso a tumores e reconstrução craniofacial), anomalias do desenvolvimento (cirurgia esquelética estética e funcional e cirurgia ortognática) e ronco/apnéia do sono.
Os conhecimentos adquiridos nas últimas décadas têm possibilitado a reabilitação funcional e estética de pacientes com diversas patologias no segmento craniofacial, através da íntima relação com outros profissionais de saúde, pois uma abordagem multidisciplinar é o melhor caminho para um atendimento eficaz e de qualidade.
A Medicina do sono consiste no estudo, compreensão e tratamento dos distúrbios do sono, cujas consequências podem ir desde cansaço durante o dia até dificuldade de aprendizado e comprometimento da saúde geral. É uma especialidade que vem crescendo muito nos últimos anos, pela observação de que os hábitos modernos geram sono insuficiente em tempo e qualidade. Grande parte da população tem alguma queixa relacionada ao sono, muitas delas causadas por distúrbios respiratórios.
O otorrinolaringologista tem um papel fundamental no diagnóstico e correção desses problemas, sempre visando melhorar a saúde e a qualidade de vida.
A clínica Otorhinus conta com profissionais capacitados para identificar, classificar e tratar transtornos como ronco, apnéia do sono e insônia, dentre outros. Temos uma abordagem global e responsável, para que você respire tranquilo também enquanto dorme.
Nossos fonoaudiólogos são especialistas em exames otoneurológicos, exames audiológicos (adultos e crianças) e reabilitação labiríntica.