Especialidades

Foniatria

A Foniatria é área de atuação da otorrinolaringologia que se dedica ao estudo da
comunicação humana e seus distúrbios, como por exemplo os distúrbios da audição,
voz, fala, linguagem e aprendizagem.
Essa especialidade mantém relação com diversas áreas médicas, como Neurologia,
Pediatria, Psiquiatria e Genética.
Também atua em conjunto com outras áreas de saúde que lidam com esses distúrbios,
como a Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia ocupacional, dentre outras.
Tem como objetivo realizar diagnósticos diferenciais em várias situações que ocorram
problemas na linguagem, sendo eles nas crianças, adultos ou idosos

Estomatologia
A Estomatologia é uma área de atuação da Otorrinolaringologia que se dedica às doenças da boca.
Lábios, dentes, mucosa oral, língua, glândulas salivares e tonsilas palatinas são estruturas bucais que podem ser acometidas por diversas doenças, sejam elas de causas infecciosas (virais, bacterianas, fúngicas), inflamatórias ou imunológicas.
Algumas vezes, doenças sistêmicas e dermatológicas também se apresentam com lesões bucais. Daí a importância do Estomatologista e seu olhar cl&ia cute;nico diferenciado e especializado para examinar, diagnosticar e tratar esses pacientes.
Otorrinopediatria

A Otorrinopediatria é um segmento da Otorrinolaringologia responsável pelo diagnóstico e
tratamento das afeções do ouvido, nariz e garganta desde o nascimento até a adolescência.
Todas etapas do desenvolvimento da criança merecem atenção, pois cada uma delas tem suas
patologias peculiares e devem ser tratadas adequadamente, para que essas crianças não
venham sofrer atraso em seu desenvolvimento.
A Otorrinolaringologia Pediátrica tem especial atenção a crianças com más-formações,
síndromes e distúrbios neurológicos, pois essas crianças tem maior prevalência de doenças do
ouvido, nariz e garganta.
Além disso, as alterações do desenvolvimento da fala, distúrbios do sono, doenças auditivas,
doenças respiratórias e alérgicas que acometem essa faixa etária, serão tratadas por esses
especialistas.

Otologia

A Otologia é uma área de atuação dentro da especialidade de Otorrinolaringologia que trata clínica e cirurgicamente os problemas relacionados ao aparelho auditivo e sistema do equilíbrio. As principais patologias que acometem o ouvido são as infecções (otites), as perdas auditivas, labirintopatias, paralisias faciais e tumores.

Atualmente dispomos de uma série de exames para o diagnóstico das perdas auditivas e labirintites, como a Audiometria, o BERA, o Teste da Orelhinha e a Vectoeletronistagmografia Computadorizada.

A Otologia é uma supraespecialidade que está cada vez mais em evidência, principalmente devido aos grandes avanços no tratamento da surdez. Além dos aparelhos auditivos, que dispõem de avançada tecnologia, a cirurgia do implante coclear vem possibilitando a reabilitação de pacientes surdos, que, até então, não possuíam outras opções de tratamento.
Vale lembrar que o diagnóstico precoce das perdas auditivas é fundamental para uma adequada reabilitação.

Os otologistas atuam também em conjunto com outras especialidades, como a Neurocirurgia, na abordagem de tumores da base lateral do crânio.

Rinologia

A Rinologia é o segmento da Otorrinolaringologia que tem como objetivo o estudo e a manutenção do bom funcionamento do órgão nasal. O nariz desempenha papel primordial na respiração, por realizar a filtração, umidificação e aquecimento do ar que segue para os pulmões, além de ser responsável pela importante função do olfato. As patologias que acometem o nariz e os seios paranasais podem ter origem inflamatória, infecciosa ou neoplásica e geram sintomas que podem prejudicar atividades cotidianas como o exercício e o sono, além de causar grande desconforto, com interferência na qualidade de vida do paciente. O médico otorrinolaringologista é o profissional capacitado a fazer o diagnóstico e o tratamento clínico ou cirúrgico dessas patologias, contando com crescentes avanços tecnológicos na indústria farmacêutica e, principalmente, no desenvolvimento de fibras ópticas e instrumentos que permitem avaliar a cavidade nasal e auxiliar na correção de defeitos anatômicos ou de outra natureza, melhorando a capacidade respiratória e olfativa dos indivíduos.

Laringologia

A Laringologia é a ciência que estuda a laringe e suas diversas funções. É uma das supraespecialidades da Otorrinolaringologia que vêm ganhando maior destaque em decorrência da abrangência de sua área de atuação, já que compartilha interesses com a Gastroenterologia, Neurologia, Radiologia, Pneumologia, Fonoaudiologia, entre outras especialidades.

Além de cuidar da saúde vocal, garantindo que músicos e artistas desempenhem suas atividades em alto nível, o laringologista tem se dedicado com afinco no estudo da disfagia, sendo, atualmente, profissional da linha de frente no diagnóstico e tratamento dos pacientes com distúrbios de deglutição.

Sua atuação também é crucial nas urgências e emergências otorrinolaringológicas, por conta das patologias glóticas, que podem levar a obstrução respiratória alta e conseqüente óbito.

Estética Facial

Na avaliação da estética facial, buscamos algo além do tratamento de doenças. Através das diversas técnicas de estética facial oferecemos aos nossos pacientes contornos de beleza e juventude.
Novas medicações têm conseguido resultados fantásticos, aliadas ao uso do Laser, Toxina Botulínica e preenchimentos.

Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

A Otorrinolaringologia é tida como uma especialidade de grande abrangência, com características clínicas e cirúrgicas. Dentre as possibilidades de atuação do otorrinolaringologista, está a Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é uma área de atuação médica, pertencente às especialidades de Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Possui cinco segmentos principais: anomalias congênitas, trauma craniofacial, cirurgia de base de crânio (acesso a tumores e reconstrução craniofacial), anomalias do desenvolvimento (cirurgia esquelética estética e funcional e cirurgia ortognática) e ronco/apnéia do sono.

Os conhecimentos adquiridos nas últimas décadas têm possibilitado a reabilitação funcional e estética de pacientes com diversas patologias no segmento craniofacial, através da íntima relação com outros profissionais de saúde, pois uma abordagem multidisciplinar é o melhor caminho para um atendimento eficaz e de qualidade.

Medicina do Sono

A Medicina do sono consiste no estudo, compreensão e tratamento dos distúrbios do sono, cujas consequências podem ir desde cansaço durante o dia até dificuldade de aprendizado e comprometimento da saúde geral. É uma especialidade que vem crescendo muito nos últimos anos, pela observação de que os hábitos modernos geram sono insuficiente em tempo e qualidade. Grande parte da população tem alguma queixa relacionada ao sono, muitas delas causadas por distúrbios respiratórios.

O otorrinolaringologista tem um papel fundamental no diagnóstico e correção desses problemas, sempre visando melhorar a saúde e a qualidade de vida.

A clínica Otorhinus conta com profissionais capacitados para identificar, classificar e tratar transtornos como ronco, apnéia do sono e insônia, dentre outros. Temos uma abordagem global e responsável, para que você respire tranquilo também enquanto dorme.

Fonoaudiologia

Nossos fonoaudiólogos são especialistas em exames otoneurológicos, exames audiológicos (adultos e crianças) e reabilitação labiríntica.

Centro Médico Hospital Português
Av. Princesa Isabel, 914, Salas 110 a 114
Barra Avenida, Salvador - BA
Cep: 40140-901
Telefone: 71 3507-3555
Centro Médico Hospital Aliança
Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096 - 210 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41920-900
Telefone: (71) 2108-4812
Centro Médico Shopping Bela Vista
Alameda Euvaldo Luz, 92 - Piso L2, Shopping Bela Vista - Horto Bela Vista, Salvador - BA, 41098-020
Telefone: (71) 3901-1200
Itaigara Memorial Medical Center
R. Altino Serbeto de Barros, 241 - Pituba, Salvador - BA, 41830-907
Telefone: (71) 3023-0624